Festas Populares

O Cinema
( Recolha efectuada na freguesia de Silves pela Beatriz Cabrita, Anabela Lourenço e Isabel Luís )

Sr. Hernani Correia Gordinho, 73 anos, casado.

“…O primeiro Cinema, pelo menos que eu me lembre, que houve em Silves, só passava filmes duas vezes por semana. No Verão, devido ao calor, o Cinema fechava. Em seu lugar fizeram uma esplanada ( onde hoje é a Escola Técnica/Secundária ) e o entusiasmo pelo cinema aumentou.
Hoje os filmes são, sobretudo, comerciais. A finalidade deles é o comércio. Antigamente não. Se bem que também se preocupassem com isso, os filmes eram muito mais divertidos. Houve um que me marcou muito. Ainda hoje me recordo. Era “A Roda” ou “As Duas Orfãs”.
Também se viam filmes portugueses divertidíssimos. Cá em Silves, só em 1930 é que vimos o primeiro filme português: “A Severa”.
Quanto a mim, os filmes antigos eram mais apreciados. Eram muito mais simples, as comédias eram muito mais ligeiras e daí a razão das pessoas apreciarem mais, porque “agruras só as da vida”...

Srª Dª Maria Vícia Pontes, 64 anos, viúva.

“…Ai, belos tempos! Havia três dias de Cinema: Domingo, Segunda e Quinta-feira.
Era engraçado porque, nessa altura, as pessoas tinham lugares de assinatura. Pagavam – não me recordo – um tanto por mês, e tinham o seu lugar cativo ( certo ).
Naquele tempo, passavam-se bons filmes, tanto portugueses como estrangeiros, e, o Cinema estava sempre cheio…”